Notícias

NOTA DE REPÚDIO

 A Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) vem a público manifestar veemente repúdio à aprovação do Projeto de Lei nº 8.889/2017, que retira a obrigatoriedade de carregamento dos canais universitários nos serviços de televisão por assinatura por streaming.
 
Tal decisão representa um grave retrocesso para a comunicação pública brasileira, afetando diretamente o direito constitucional à pluralidade de vozes, à circulação do conhecimento e à democratização do acesso à produção audiovisual universitária.
 
As televisões universitárias desempenham papel estratégico no país:
  • promovem a difusão científica e cultural;
  • asseguram espaços de formação crítica e cidadã;
  • fortalecem a produção audiovisual regional e independente;
  • contribuem para o combate à desinformação;
  • e estabelecem canais diretos de diálogo entre as universidades e a sociedade.

Nota Oficial da ABTU em defesa da comunicação pública, comunitária e universitária

A Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) vem a público manifestar preocupação diante das iniciativas que buscam restringir ou desconsiderar a presença dos canais universitários e comunitários no processo de regulamentação das plataformas de streaming no Brasil.

A ABTU reafirma que a comunicação do campo público é um direito da sociedade e que os veículos educativos, culturais e comunitários cumprem papel estratégico na promoção da diversidade de vozes, no fortalecimento da cidadania, na produção de conhecimento e na democracia. As televisões universitárias, em especial, constituem espaços formativos, científicos e culturais que articulam ensino, pesquisa e extensão, contribuindo, de maneira singular, para o desenvolvimento social.

ABTU abre XIX Fórum Brasileiro de Televisão Universitária em Vitória

Evento discute o futuro da comunicação pública no Brasil e reforça a importância da união entre emissoras

A Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) deu início, nesta segunda-feira (1º/9), ao XIX Fórum Brasileiro de Televisão Universitária, realizado no Centro Universitário FAESA, em Vitória (ES). Com o tema “Fortalecer para Transformar”, a abertura foi marcada por reflexões sobre os desafios do setor e pela defesa da mobilização em torno da comunicação pública no país.

Fórum ABTU chega ao fim com debates e promoção de ações para fortalecer emissoras universitárias

O XIX Fórum da ABTU chegou ao fim nesta terça-feira (2/9), reunindo profissionais, pesquisadores e estudantes de todo o país em dois dias de debates sobre a televisão universitária no Brasil. O segundo dia foi marcado pela apresentação de artigos acadêmicos, que proporcionaram a troca de experiências entre pesquisadores e profissionais do setor, além da Assembleia Geral da associação, que definiu a nova diretoria e os conselhos fiscal e de ética da entidade.

ABTU promove XIX Fórum de Televisão Universitária com foco em união e transformação do setor

 
Evento integra a programação do Congresso da Intercom 2025 e convida profissionais e pesquisadores a refletirem sobre os rumos da TV universitária no país

A Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) realiza, nos dias 1º e 2 de setembro de 2025, o XIX Fórum Brasileiro de Televisão Universitária, no Centro Universitário FAESA, em Vitória, Espírito Santo. O evento integra a programação oficial do Congresso da Intercom 2025, um dos mais relevantes encontros acadêmicos da área de comunicação no Brasil.

Com o tema “Fortalecer para transformar”, o fórum propõe um espaço de diálogo e articulação entre profissionais, pesquisadores, estudantes e gestores de TVs universitárias, diante das transformações tecnológicas, regulatórias e de consumo de mídia que impactam o setor.

Sobre a ABTU

A ABTU - Associação Brasileira de Televisão Universitária foi fundada em 30 de outubro de 2000 para congregar as Instituições de Ensino Superior (IES) que produzem TV educativa e cultural. Dezenas de IES, de todo o país, vêm se lançando no desafio da comunicação desde meados dos anos 1990 para fazer com que o conhecimento científico chegue ao grande público. A ABTU é o instrumento político e técnico para a articulação deste grande esforço coletivo.

Contato

Endereço: Rua Agostinho Cantu, 163 - Butantã – São Paulo - CEP 05501-010

Telefone:   (11) 3225-0267

Assistente financeiro - Priscila Lauer - abtu@abtu.org.br

Assessoria de imprensa - Danielle Moura - comunicacao@abtu.org.br