Evento discute o futuro da comunicação pública no Brasil e reforça a importância da união entre emissoras
A Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) deu início, nesta segunda-feira (1º/9), ao XIX Fórum Brasileiro de Televisão Universitária, realizado no Centro Universitário FAESA, em Vitória (ES). Com o tema “Fortalecer para Transformar”, a abertura foi marcada por reflexões sobre os desafios do setor e pela defesa da mobilização em torno da comunicação pública no país.
Entre os convidados, estiveram presentes a professora Marilene Lemos Mattos Salles, coordenadora do curso de Jornalismo da FAESA, que ressaltou a relevância da TV FAESA — primeira TV universitária do Espírito Santo, no ar desde 1999 —, e Iluska Coutinho, diretora científica da Intercom, que celebrou a realização inédita do fórum de TVS universitárias (TVUs) em parceria com o maior congresso de comunicação do Brasil: Intercom.
Durante a abertura, o presidente da ABTU, Francisco Machado Filho, destacou que a chegada da TV 3.0 representa um avanço tecnológico promissor, mas que exige cooperação e articulação. “O que nos faz fortes é a comunicação local. Esse é o diferencial das TVs universitárias e precisamos garantir nosso espaço nesse novo cenário”, afirmou.
O presidente da Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCOM) e diretor de Relações Institucionais da ABTU, Fernando Mauro Trezza, reforçou a importância da integração entre as entidades. “Unir forças e avançar é fundamental. Sozinhos, já é difícil. Só juntos poderemos garantir que as TVs públicas sejam reconhecidas como patrimônio do cidadão”, destacou.
Já o pesquisador e docente da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Richard Santos, enfatizou o papel da mobilização social em defesa dos direitos das emissoras universitárias. “Só com organização conseguiremos sensibilizar as instâncias de poder. É hora de envolver estudantes, lideranças e a sociedade nesse movimento”, disse.
ABTU Play e novas parcerias
Durante o evento, foi apresentada a ABTU Play, plataforma de streaming lançada em 2025 para ampliar o compartilhamento de conteúdos entre emissoras universitárias.
Na ocasião, foi firmada a parceria entre a ABTU, a Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral) e a ABCCOM, consolidando uma rede de cooperação entre TVs universitárias, legislativas e comunitárias. O acordo fortalece a defesa conjunta da comunicação pública e amplia a diversidade de produções disponíveis na plataforma.
A ABTU Play já está no ar e pode ser acessada por instituições associadas e pelo público em geral, com conteúdos voltados para educação, cultura, ciência e cidadania, sob curadoria das próprias universidades. Acesse: abtuplay.org.br