top of page

Programa educativo da TV Unesp recebe menção em premiação de melhor produção de TV Universitária Latinoamericana

Projeto Apolônio e Azulão é interativo e foi criado pela TV Unesp para atender uma faixa da população que não tem acesso à programação educativa gratuita

 

O Programa Apolônio e Azulão, da TV Unesp, recebeu uma menção na premiação de melhor produção de TV Universitária Latinoamericana, na categoria ficção, na 6ª edição do Prêmio “Nuevas Miradas em la Televisión”, da Universidad Nacional de Quilmes. “Acho importante esse reconhecimento porque mostra que é um trabalho que tem uma direção certa, um rumo que é comprometido e muito natural para as TV’s públicas e em especial para as TV’s universitárias”, afirma Ana Sílvia Médola, coordenadora do projeto Apolônio e Azulão.

A produção do programa, criado em 2015, foi feita dentro da Universidade com uma equipe de TV pública universitária e contou com o envolvimento de uma equipe multidisciplinar composta por produtores de televisão, designers, roteiristas, programadores, além dos bonecos Apolônio e Azulão que foram criados por um estudante de Design, Mateus Russolo. “Queríamos fazer um programa educativo que atendesse uma faixa da população que só tinha acesso aos poucos canais abertos, bem como, oferecer uma programação que hoje está muito presente somente em canais de assinatura. Tivemos uma assessoria pedagógica e psicológica para adequação do conteúdo ao nosso público, com faixa etária de 7 a 9 anos”, conta a coordenadora.

Com duração de 15 minutos, o Programa da TV Unesp é interativo e cada episódio desenvolve uma temática diferente. Cada assunto parte de uma dúvida de Azulão, personagem questionador, e que ama fazer perguntas, e segue com a resposta do professor Apolônio, que ama ensinar, responder as dúvidas dos alunos, e falar sobre curiosidades.

“Desenvolvemos um trabalho dentro das TV’s universitárias que está voltado à produção de conteúdo de interesse público e que agregue também uma articulação entre o processo de formação dos nossos profissionais no âmbito das televisões e o processo de desenvolvimento de novas possibilidades, conhecimentos e soluções para os problemas, sejam eles de ordem tecnológica ou social”, complementa, Ana Sílvia.  

Já está disponível uma temporada inteira com 12 episódios sobre os temas: cinco sentidos, água, plantar, dia e noite, estrelas, dinossauros, dias da semana, bicicleta, meio ambiente, fotografia, cores e folclore, que podem ser assistidos pelo site (http://www.tv.unesp.br/apolonioeazulao) e pelo canal do youtube (https://youtu.be/eKvc7h2Uuck).

Equipe_do_Programa_Apolônio_e_Azulão.png
bottom of page