top of page

OBJETIVOS

Quem somos

 

A ABTU – Associação Brasileira de Televisão Universitária foi fundada, em 30 de outubro de 2000 para congregar as Instituições de Ensino Superior (IES) que produzem televisão educativa e cultural.

Desde meados dos anos 90, dezenas de IES de todo o país vêm se lançando no desafio da comunicação audiovisual eletrônica para fazer com que o conhecimento científico gerado na academia chegue ao público de forma mais rápida e eficiente, por isso a ABTU se tornou o instrumento político e técnico para a articulação deste grande esforço coletivo.Sediada atualmente em São Paulo-SP, a ABTU representa o mais novo segmento audiovisual no país e trabalha pela expansão das atividades universitárias no campo da mídia e da teleducação. Suas associadas são instituições conceituadas, nacional ou regionalmente, que transmitem informação e cultura em todas as tecnologias disponíveis de televisão: ondas eletromagnéticas (nas frequências VHF e UHF), cabo, satélite e Internet.

 

Suporte

 

A ABTU é uma entidade criada para apoiar as Universidades que desejam explorar as possibilidades da televisão, nos seguintes aspectos:

 

  • orientações sobre o caminho que devem percorrer para operar canais de TV;

  • ajuda a superar as dificuldades de organizar a produção e de garantir um provimento regular de programação;

  • orientação administrativa, técnica e jurídica, além de representação junto aos organismos do Estado, como Ministério das Comunicações, Anatel, Ministério da Educação, Congresso Nacional, Poder Judiciário e demais instituições da sociedade.

 

Quem pode se filiar

 

Qualquer instituição de ensino superior pode se filiar à ABTU, seja universidade, centro universitário, faculdade ou centro de pesquisa, desde que tenha atividades regulares de produção de televisão, de caráter educativo-cultural.

 

 

Qualificação e expansão

 

A ABTU trabalha pela qualificação da TV brasileira, colaborando para a expansão da televisão educativa e fomentando a criação de canais de TV universitária no país em qualquer formato, meio ou tecnologia.

 

Aprimoramento

A contribuição para o aprimoramento dos profissionais do setor e a melhor informação e formação do público telespectador são preocupações da ABTU.

Cidadania, educação e cultura

A ABTU entende que a televisão brasileira deve estar voltada exclusivamente para o desenvolvimento da cidadania, a melhoria da qualidade de vida da população, o apoio à educação, o incremento à cultura regional, a democratização da informação e do conhecimento e todas as demais demandas preconizadas pelo artigo 221 de nossa Constituição.

bottom of page