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ABTU apresenta mapa 4.0 de Tvs Universitárias

Com o objetivo de identificar TVs universitárias em todo o Brasil e contribuir com a elaboração de políticas para o segmento, a Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) produz ou coparticipa de pesquisas na área desde 2002. Na próxima sexta feira, 05, será lançado o quarto levantamento - Mapa 4.0 - que está em fase de finalização e é produzido em parceria com o Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina e da Faculdade de Comunicação da UnB (FAC/UnB).

O lançamento do site oficial - www.mapatvu.org.br - com os resultados parciais da pesquisa, acontece ao vivo via Youtube e Facebook da ABTU, com a presença on-line dos pesquisadores responsáveis pela iniciativa, o coordenador Cláudio Magalhães e o doutorando Ricardo Borges. O Mapa 4.0 teve início no primeiro semestre de 2017, e inicialmente, participaram do levantamento dois bolsistas e um mestrando do Centro Universitário Una. A partir de 2019, a pesquisa passou a contar com o doutorando da Universidade de Brasília (UnB).

A primeira televisão universitária brasileira surgiu em 1968 e de acordo com o novo mapa, já são mais de 170 espalhadas pelo país, 14,7% a mais do que o registrado na última pesquisa em 2011. Além dos dados demográficos, a ideia é apresentar exemplos de infraestrutura, formas de financiamento e de produção que possam ser divulgados para a ampliar a atuação do segmento enquanto extensão, ensino e pesquisa nas instituições de ensino superior (IES).

Foram utilizados vários procedimentos metodológicos, como questionários online, visitas técnicas e pesquisas em sites das emissoras e das IES. “Embora poucas TVs Universitárias tenham respondido ao questionário online até o momento – apenas 26 –, o trabalho envolveu uma busca aprofundada nos sites e nas mídias sociais das emissoras universitárias para a obtenção dos dados”, comenta Ricardo. “A expectativa é que as emissoras se envolvam no mapeamento, respondendo ou atualizando as informações por meio do formulário online da pesquisa, que estará disponível no site do Mapa”, acrescenta.

Para o coordenador do projeto e um dos fundadores da ABTU, essa era uma meta antiga. "Os mapas anteriores foram fundamentais para chegarmos a esse, e só comprova que nosso caminho é o da ciência, o do pouco em pouco, de avanços e retornos, mas sempre na intenção de aprimorar o que já era bom”, aponta Cláudio. “O Mapa das TVs Universitárias é um digno e apropriado presente da e para a ABTU, nesses seus 20 anos", conclui.





NOVA DIRETORIA

Durante o evento on-line de lançamento do mapa, tomará posse também a nova diretoria da ABTU. A escolha da chapa aconteceu em 2019 durante o Fórum realizado na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). A nova gestão (2020 – 2022) será formada por:

Diretor-Presidente: Fabiano Pereira - Universidade de São Paulo (SP);

Diretor vice-presidente: Marcus Vinícius Staudt - Universidade do Vale do Taquari - Univates (RS);

Diretor Administrativo-Financeiro: Eduardo Rodrigues da Silva - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (GO);

Diretora de Relações Institucionais: Neuza Brunel Meller - Universidade de Brasília (DF);

Diretor de Comunicação: Max Eluard Fernandes - Universidade de Fortaleza (CE);

Diretor Técnico: Marcelo Gonçalves Correia - Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – FAE (SP);

Na presidência dos Conselhos estão:

Conselho Fiscal: Jair Marcos Giacomini - Universidade de Santa Cruz do Sul (RS);

Conselho Ética: Ana Paula Damasceno Torres - Única Educacional Ltda (MG);

SERVIÇO: Lançamento oficial do Mapa 4.0 de TVs Universitárias e posse da nova diretoria da ABTU: sexta feira, 05, às 17h, Facebook (https://www.facebook.com/ABTU.ORG/ ) e Youtube (https://www.youtube.com/ABTUVideos).

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