top of page

NOTA DE REPÚDIO

A Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) vem a público repudiar a extinção da Fundação Piratini, mantenedora da TVE e FM Cultura efetivada pela publicação na quarta-feira passada (dia 30 de maio) no Diário Oficial do Rio Grande do Sul do decreto Nº 54.089.

É interminável a lista de contribuições que a Fundação Piratini realizou para a TV e a Rádio do Rio Grande do Sul e brasileira, seja na formação de pessoal capacitado que hoje está em emissoras espalhadas por todo o país prestando relevantes serviços à área da comunicação, seja pela qualidade da programação que permitiu a experimentação de formatos e ideias.

Esta perda é maior ainda quando se tem conta de que, ainda hoje, uma parcela significativa da população depende quase que somente da informação obtida através da radiodifusão, ou seja, da TV e Rádio abertas e gratuitas. Tal decisão de extinção de uma das mais importantes instituições de radiodifusão cultural de nosso país fundamenta-se na triste ideia de que a radiodifusão privada é suficiente para dar conta de todas as funções esperadas do rádio e da TV previstas na Constituição Federal, inclusive o provimento de educação e cultura, fatores que nitidamente não estão na maior parte da programação das emissoras comerciais.

Quando a radiodifusão pública perde sua autonomia, reduzindo o seu caráter público e plural, sendo extinta ou transferida para o controle direto do estado, quem perde é toda a população que recebe somente o que é de interesse direto e absoluto da administração estatal, sem espaço para críticas e segundas opiniões.

Este é um momento triste para toda a comunicação pública brasileira, que a cada dia recebe notícias de novas reorientações editoriais e gerenciais em importantes meios de comunicação públicos que se tornam ou adquirem características estatais, reduzindo a possibilidade de termos uma mídia pública democrática, livre das injunções de governos.

 

04 de junho de 2018

 

Diretoria Executiva

Associação Brasileira de Televisão Universitária - ABTU

 

bottom of page