ABTU assina convênio de intercâmbio cultural com o governo chinês

Em setembro, a Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) assinou um convênio de intercâmbio de conteúdo com o governo chinês. A cerimônia aconteceu na sede da TV Estatal Chinesa (CCTV América Latina), que fica localizada na capital paulista, sendo realizada junto ao Departamento de Cooperação Internacional da Administração Estatal de Imprensa, Publicação, Rádio, Filme e TV da República Popular da China. O acordo vem sendo articulado desde 2016 pela diretora de relações institucionais da ABTU, Neuza Meller, junto a Embaixada da China em Brasília. Com duração de dois anos, o convênio prevê o intercâmbio cultural e técnico, assim como de conteúdo audiovisual e atividades de formação nas áreas de rádio e TV. Ainda está previsto o convite para as TVs Universitárias brasileiras realizarem gravações e participação em cursos de formação de rádio e TV na China.

No início as TVs Universitárias receberão alguns documentários e outros produtos audiovisuais chineses para exibição de acordo com suas grades de programação. “Esse é o começo de uma relação internacional que pode colaborar para que as TVs Universitárias brasileiras tenham reconhecimento fora do circuito convencional do mercado audiovisual, além de permitir que novas produções sejam realizadas juntos com a China”, afirma o presidente da ABTU, Fernando Moreira.

A cerimônia reuniu os membros da ABTU, representantes do governo chinês e da CCTV América Latina: Fernando Moreira -  presidente da ABTU, Júlio Wainer - vice-presidente da ABTU, Ana Paula Bruson Magno - gerente executiva da ABTU; Dong Tingyan - diretora do departamento de cooperação internacional da administração estatal de Imprensa, Publicação, Rádio, Filme e Televisão da China, Li Weilin – chefe executivo da CCTV América Latina, Wang Man - membro da divisão de programas internacionais do departamento de cooperação internacional da administração estatal e Fei Hua - membro da divisão de assuntos financeiros do departamento de cooperação internacional da Administração Estatal.

“A China é hoje uma das maiores produtoras de conteúdo audiovisual do mundo com mais de mil filmes produzidos anualmente. O interesse pelo Brasil se percebe pela instalação, em 2010, da sede da CCTV América Latina, um escritório que coordena toda a operação da agência chinesa de notícias na região”, explica o presidente da ABTU.

 

Rua Agostinho Cantu, 163 - Butantã – São Paulo - CEP 05501-010


Telefone:   (11) 3225-0267

 

Gerente executiva - Ana Paula Magno - gerenciaexecutiva@abtu.org.br 

 

Assistente financeiro - Priscila Lauer - abtu@abtu.org.br

Assessoria de imprensa - Areta Braga - areta@comunikacao.com.br 

                                                                      (12) 98156-6744