

ABTU envia carta de contribuição para a Base Nacional Comum Curricular
Associação solicita inserção da Mídia-Educação na BNCC
No dia 15 de dezembro, a Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) enviou ao Ministério da Educação a sua carta de contribuição para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O Ministério da Educação abriu uma consulta pública para a BNCC. Desse modo, a ABTU, representante das Instituições Brasileiras de Ensino Superior, públicas e privadas, que produzem televisão nas mais diversas plataformas, em parceria com The International Clearing house on Children, Youth & Media, centro de referência e informação sobre pesquisas e iniciativas sobre crianças, jovens e mídia ligado a Nordi com (Nordic Information Centre for Media and Communication Research (Nordicom), localizado na Universidade de Gotemburgo, na Suécia, participou da iniciativa enviando suas sugestões para o conselho da Base Nacional Comum Curricular.
A carta solicita a inserção da Mídia-Educação na BNCC, propondo que:
-
Seja feita uma revisão nos BNCC, integrando na área de Linguagem a Mídia-Educação assim como o estudo do campo da comunicação na área de Humanas;
-
Sejam consultados especialistas brasileiros e seus diversos núcleos de pesquisa de Mídia-Educação, assim como pesquisas e experiências internacionais para estabelecer parâmetros para a Mídia-Educação;
-
Criação de uma comissão interdisciplinar e intersetorial para a discussão e a construção de propostas;
-
Seja colocado em consulta pública uma proposta de política pública para Mídia-Educação para integração ao BNCC.
-
A BNCC, prevista na Constituição para o ensino fundamental e ampliada, no Plano Nacional de Educação, para o ensino médio, é a base para a renovação e o aprimoramento da educação básica como um todo. Sem investimento em educação o Brasil não irá crescer e nem formar os seus jovens nos âmbitos pessoal, profissional e como cidadãos. A Base é uma estratégia nas ações educacionais brasileiras.
A carta com as contribuições da ABTU pode ser acessada na integra no link.