top of page

Encontro da Rede Prosa discute convergência midiática

No final do mês de abril, a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) recebeu o 17º Encontro da Rede Prosa. O evento foi voltado para o compartilhamento de ideias, capacitação dos integrantes das emissoras da Prosa e acadêmicos através de palestras sobre a convergência midiática pelo viés da produção e distribuição de conteúdo através do YouTube.  Durante o encontro também foi realizada a exibição da 16ª série produzida em conjunto pela Prosa com a temática: juventude x envelhecimento.

“A principal contribuição da Rede Prosa é o fato da parceria via rede ter permitido a troca de conteúdos. Além disso, o fato de dialogar e conversar entre estas instituições comunitárias faz com que elas cresçam a cada dia, porque se têm uma necessidade diferente e podem se apoiar umas nas outras”, afirma o diretor da ABTU e coordenador da Rede Prosa Marcus Staudt.

Sobre a Rede Prosa -  fundada em novembro de 2012, a Rede Prosa é uma rede de cooperação criada entre TVs e rádios Universitárias ligadas ao COMUNG - O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas. Atualmente fazem parte da Prosa 13 Instituições Comunitárias de Ensino Superior que se retroalimentam de conteúdos produzidos em conjunto.

Até o primeiro semestre de 2018, já foram cerca de 140 matérias criadas de forma colaborativa em formatos de série, possibilitando estofo na grade de programação das emissoras educativas, aumentando a variação de conteúdos em para os telespectadores com diferentes perspectivas regionais sobre o mesmo tema e, auxiliando, inclusive, na questão financeira dos canais, já que ao disponibilizar uma matéria a Instituição Comunitária de Ensino Superior (ICEs) acaba recebendo como contrapartida várias outras.

.

 

bottom of page