top of page

RITU renova parceria com Razuna para uso de tecnologia Open Source

 

Criada em 2006, a Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária, foi reformulada em 2013 com uso de tecnologia Open Source que permite à cooperação mútua entre as TVs Universitárias associadas da ABTU

 

Criada pela Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) para ajudar as TVs associadas a vencerem uma de suas maiores dificuldades que é a elaboração de uma grade de programação, hoje a Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária (RITU) é um case de sucesso no campo da TV pública. O projeto da RITU teve início em março de 2006, com lançamento oficial em dezembro do mesmo ano. Inicialmente era uma parceria com a RNP e em 2013 teve uma completa reformulação com o uso de tecnologia Open Source.

 

A RITU é um sistema de compartilhamento criado para que as TVs universitárias consigam garantir a cobertura da programação com vídeos produzidos por outras instituições da mesma categoria no país, permitindo a troca de conteúdo para a construção de uma grade local com 100% de conteúdos destinados à área universitária, conta atualmente com quase 700 programas atemporais, e teve nesse período um fluxo de quase 2.000 programas. Os programas são revisados periodicamente e apagados pela validade temporal. Todos estão disponíveis para as associadas da ABTU e o acervo tem crescimento mensal, visto que para terem acesso e liberação para utilizar os materiais em sua grade de programação as TVs têm o compromisso de também oferecerem seus conteúdos.

 

Segundo o presidente da ABTU, Fernando José Garcia Moreira ,somente com parcerias como a mantida  com  o Razuna – Open Source Digital Asset Management é possível manter a RITU, que tem crescido constantemente“Devido ao fluxo de uso de nossa rede  foi necessária uma negociação para garantir o crescimento das atividades e o CEO do Razuna – Open Source Digital Asset Management, Jens Strandbygaard, foi figura chave ao entender nossa condição de associação sem fins lucrativos, nos permitindo manter essa solução simples, eficiente e com um custo acessível, que viabiliza tecnologicamente a RITU”

 

O Razuna é uma solução de Digital Asset Management utilizada por grandes empresas como a BBC, Le Novo, Glaxo, Dupont, GE, Unilever, The Library of Congress em várias configurações.

 

Características da RITU:

 

  • Uma rede igualitária em que todos os pontos têm o mesmo valor e autonomia para compor suas grades de programação e contribuir com o envio dos melhores programas para as demais associadas.

  • Sem a presença de uma cabeça, a rede é horizontal e permite a criação de uma identidade universitária de TV nacional, mas com todo o respeito às demandas e peculiaridades locais.

  • O custo da RITU é muito mais baixo que o de qualquer outra solução, como links de satélite ou uma complicada operação de troca de mídias.

 

Como Participar

 

Todas as televisões e os canais universitários que participam da ABTU têm acesso aos programas, tendo apenas o compromisso de contribuir com a Rede para continuar a acessar os conteúdos.

bottom of page