top of page

Profissionais de associadas da ABTU participam de seminário de jornalismo na China

TV Univates veiculará uma série com 12 episódios sobre a cultura local, hábitos, costumes, história, entre outros, com um episódio novo toda segunda-feira, às 19h.

 

Profissionais da TV Univates, UnBTV e TV Unifor, associadas da ABTU participaram, em agosto, do seminário de jornalismo “Era da Omnimédia: cooperação, desenvolvimento e relação ganha-ganha”, na capital Beijing (Pequim) e na cidade de Yantai, litoral do país, a convite do Ministério do Comércio da República da China.

No total, foram 35 jornalistas convidados de 6 países: Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe. O evento foi uma forma de aproximação, com o objetivo de trabalhar a cooperação entre os países lusófonos (que falam a língua portuguesa) e a China.

Marcus Staubt, editor-chefe da TV Univates e diretor técnico da ABTU, Carolina Quixada, assessora da diretoria de comunicação e marketing da TV Unifor, João Paulo Biage, coordenador de produção da Unbtv, e Ig Uractan, tecnólogo em audiovisual da Unbtv estavam entre os sete brasileiros convidados, e tiveram a oportunidade de representar as TVs Universitárias brasileiras.

“Essa experiência foi muito rica pela possibilidade de conhecer o que a China está fazendo na área de Comunicação e também entender a realidade dos colegas de mais cinco países. Discutir temas de nossa área com essa variedade de pessoas e olhares foi o ponto alto do seminário”, conta Carolina.

Em 21 dias de evento, os participantes puderam discutir a questão multimídia e os novos desafios da comunicação dividindo-se em uma programação que consistia em palestras, visitas técnicas, passeios turísticos e culturais e trabalhos em equipe. “Pudemos conhecer mais sobre a comunicação do gigante asiático, já que o seminário era voltado muito para questões multimídia. Tivemos contato com a realidade da rádio, tv, impresso e cinema chinês, além de ouvirmos muito sobre a convergência midiática e os desafios dos avanços tecnológicos”, conta Marcus.

O evento ainda contou com a participação de colaboradores de alto nível dos departamentos da Agência Nacional de Imprensa e Publicação de Rádio, Cinema e Televisão, além de especialistas e professores das universidades como palestrantes. Além do conteúdo teórico, os participantes tiveram a oportunidade de realizar visitas técnicas e culturais pela China.

Segundo Carolina, o seminário proporcionou uma mudança no “olhar” dos participantes acerca da China, indicando um impacto positivo. “Mudamos os “óculos” para ver a China. Voltamos com muito mais sede de conhecimento acerca do país asiático do que quando fomos”, destaca.

O coordenador de Produção da Unbtv, João Paulo Biage também sentiu essa mudança, antes de viajar, o jornalista pesquisou sobre a China e encontrou muita informação negativa. “Fui com um certo preconceito, mas voltei apaixonado por Pequim e com vontade de voltar”, acrescenta. 

“O seminário abriu portas e fomentou parcerias, inclusive na questão específica das TVs universitárias”, indica Carolina.  

Durante a estada na China, Marcus Staubt produziu conteúdos audiovisuais sobre a cultura local que serão veiculados em uma série com 12 episódios, que pode ser conferida na página da TV Univates (www.facebook.com/tvunivates), com um episódio novo toda segunda-feira, às 19h. A série também estará disponível para as associadas da ABTU pela RITU.

bottom of page