top of page
  • abtu2017

XVII Fórum ABTU tem início terça-feira (26) em formato de programa televisivo e transmissão ao vivo



Evento on-line será realizado nos dias 26, 27 e 28 de outubro e traz como tema “Qual o futuro das TVs Universitárias?”

Pela primeira vez, o tradicional Fórum da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) será realizado em formato virtual. Programas televisivos com temáticas de interesse do universo das TVs universitárias brasileiras, transmitidos ao vivo pelo YouTube e DailyMotion, além de uma série de oficinas e sessões técnicas realizadas pelo Zoom, entre outras atividades, compõem a agenda da edição 2021 do evento.

No programa de abertura, nesta terça-feira (26), às 20h, o presidente da ABTU, Fabiano Pereira, entrevista o professor e pesquisador Octavio Penna Pieranti, do Programa de Pós-graduação em Mídia e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (PPGMiT/Unesp), autor e organizador de nove livros sobre políticas públicas para as comunicações e regulação do setor. Em pauta, os 15 anos da primeira edição do Fórum Nacional das TVs Públicas, ocorrido em 2007. O programa contará ainda com a participação dos ex-presidentes da ABTU Cláudio Magalhães, Fernando Moreira e Gabriel Priolli.

Já no dia 27 de outubro serão realizadas outras duas transmissões ao vivo. Pela manhã, a partir das 9h30, com o tema “As Televisões Universitárias e a divulgação científica”, participam Qhele Jemima – coordenadora da TV Uneb; Jair Giacomini – coordenador da TV Unisc; Luiz Carlos Sonda – coordenador da TV FAG; e Marcelo Costa, coordenador da UEG TV.

No período da tarde, a partir das 14h, o assunto é “Tendências do Jornalismo nas TVs Universitárias”, com a participação da jornalista Larissa Carvalho, da TV Unifor; do coordenador da UnB TV, Rafael Villas Bôas; da coordenadora da TV Promove, Ana Paula Damasceno e do professor Francisco Machado, diretor da TV Unesp.

Na quinta-feira (28), a partir das 9h, estão em pauta “As novas janelas de distribuição”, com a presença do diretor técnico da ABTU, professor Marcelo Gonçalves; Ronaldo Marques - Head de Parcerias de Conteúdo da plataforma TikTok; José Brito, diretor do Canal Futura; e David Rios – do portal DailyMotion, parceiro internacional da ABTU que veicula o sinal da TUB – Televisão Universitária Brasileira.

Ainda na parte da manhã será possível acompanhar, a partir das 11h, a transmissão ao vivo do programa “As contribuições da TV na Era da Educação Mediada por Tecnologia”, com a participação do professor Eduardo Rodrigues Silva, diretor administrativo-financeiro da ABTU e diretor geral da TV PUC-GO; da diretora geral da TV TEC Jundiaí, Mônica Gropelo; do professor Filipe Soriano, diretor da TV Univap; e da professora Patrícia Lauretti, diretora da TV Unicamp.

As atividades do Fórum encerram-se no dia 28, a partir das 14h, com o lançamento da revista acadêmica da ABTU, que traz a temática “15 anos do I Fórum Nacional de TVs Públicas”. A atividade terá a participação do editor da publicação, o professor Cláudio Márcio Magalhães, e do presidente do Comitê Científico, professor José Dias Paschoal Neto. Eles recebem para um bate-papo, personalidades que fizeram parte do I Fórum das TVs Públicas, entre elas, Alexandre Kieling, diretor técnico da ABTU em 2006; Antônio Achilis, diretor-tesoureiro da Abepec em 2006; Evelin Maciel, que presidiu a Astral no biênio 2008-2009; Gabriel Priolli - Presidente ABTU em 2006 e Mário Jefferson Mello, diretor de Integração da ABCCom em 2006.

OFICINAS E SESSÕES TÉCNICAS

Outra novidade do Fórum deste ano é a oferta de oficinas virtuais gratuitas ministradas por representantes de emissoras associadas à ABTU. Logo na terça-feira (27), às 10h45, será oferecida a oficina “Produção de vídeo de bolso”, com dicas de produção, gravação e edição de vídeos com o celular, apresentada por Willian Brazil, da TV Unifatea.

No período da tarde serão realizados outros dois encontros, a partir das 15h30: “Por onde começar: os desafios na obtenção de concessão para uma TV Universitária”, que vai tirar dúvidas sobre o processo de credenciamento de canais universitários, ministrada por Ana Paula Damasceno, da TV Promove, e “Técnicas, ferramentas e plataformas para a produção remota audiovisual”, abordando a temática de produção em formato remoto, como a realizada pelas emissoras durante a pandemia, oferecida por Marcelo Gonçalves, da TV Unifae.

Os participantes também têm a oportunidade de participar de encontros com três empresas patrocinadoras do XVII Fórum, no período da manhã ou da tarde.

Às 10h45 e às 15h30, do dia 27 de outubro, a empresa TVU Networks convida para o webinário sobre produção remota oferecido por Eduardo Mune, diretor de vendas da empresa no Brasil. O grupo apresentará as principais tendências tecnológicas de produção remota de jornalismo e conteúdo audiovisual. No encontro, aprenda a produzir e distribuir conteúdo de vídeo ao vivo remotamente, bem como aumentar o envolvimento do público utilizando uma infraestrutura física mínima e na nuvem.

No mesmo dia e horário, o Broadcast Media Lab, primeiro Medialab da América Latina especializado em consultoria e assessoria técnica audiovisual, vai mostrar como é possível criar simuladores para ensino prático de TV e formas de otimizar a produção de eventos híbridos, jornalismo e educação à distância com métodos e processos de fácil aplicação, ministrada pelo professor Fernando Moreira, que possui mais de 35 anos de experiência na área audiovisual.

Ainda no dia 27, às 10h45 e às 15h30, a Media Portal, empresa brasileira que atua no desenvolvimento de soluções para arquivamento e gestão de grandes acervos digitais, apresentará um caso real de integração entre broadcast e broadband. A organização vai mostrar sua versatilidade e alto grau de tecnologia em suas soluções.

Para participar das oficinas e sessões técnicas é possível se inscrever gratuitamente pelo site www.abtu.org.br até às 17h desta segunda-feira, dia 25 de outubro.


O Fórum ABTU é uma realização da Associação Brasileira de Televisão Universitária, com o apoio institucional da Unifor, TV Unifor, UnB TV, TV USP, DailyMotion e TikTok, e patrocínio da TVU Networks, Media Portal e Broadcast Media Lab.

18 visualizações0 comentário
bottom of page