top of page
  • abtu2017

Fórum ABTU discute diversidade e democracia nas TVs Universitárias

Realizado em parceria com a UNEB, o evento teve início nesta quarta (18/10) em Salvador


O XVIII Fórum Brasileiro de Televisão Universitária teve início na manhã desta quarta-feira (18/10), no teatro da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Salvador. Neste ano, o evento retorna ao formato presencial com o tema “Diálogos sobre diversidade e democracia”, realizado em parceria com a instituição de ensino que comemora 40 anos em 2023.


A cerimônia de abertura reuniu emissoras associadas à ABTU de todo o país, autoridades, representantes de entidades parceiras e estudantes de comunicação.



O presidente da ABTU, Fabiano Pereira, agradeceu a recepção e o apoio da UNEB na organização do Fórum e destacou a escolha do tema desta edição. “Falar de diversidade e democracia parece “chover no molhado”, mas precisamos falar disso porque ainda há necessidade. Como profissionais de comunicação do campo público, precisamos conversar sobre o assunto, precisamos discutir sobre o nosso papel nesse tema. Quão diversa é a TV Universitária e pública brasileira? Como promovemos isso, não só no discurso, mas na vivência diária com as nossas equipes no dia a dia?”, ponderou.


A coordenadora da TV UNEB e diretora de relações institucionais da ABTU, Qhele Jemima, reiterou a importância do evento. “Que vocês possam conhecer mais sobre a ABTU hoje, pois a associação é um lugar de ocupação, de sugerir, de criticar, produzir e elaborar juntos”.


Também estiveram presentes na solenidade inaugural, o assessor do Secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Octavio Penna Pieranti; o gerente adjunto do Canal Futura, Acácio Jacinto; a presidente honorária da Red TAL (Televisión América Latina), Malu Campos; o secretário-geral da Associação das Televisões Educativas e Culturais Ibero-americanas (ATEI), Miquel Francés; a diretora do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom/Andifes), Maíra Bittencourt e o presidente da Associação Brasileira dos Canais Comunitários em São Paulo (ABCCom-SP), Fernando Mauro Trezza.




Fórum ABTU


O Fórum ABTU segue até o dia 20 de outubro com discussões sobre diversidade e representação no audiovisual, diálogos sobre a importância das parcerias para as TVs Universitárias, mostra de curtas, experiências sobre TV Digital, mostra de casos das TVs associadas, oficinas, além do lançamento de livros, como a Revista ABTU.


A programação completa está disponível aqui.


14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page