top of page

ABTU realiza I Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária

Atualizado: 22 de mai.

Evento acontece nos dias 14 e 15 de junho na TVTEC Jundiaí, e terá como tema a TV 3.0





A Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), em parceria com a TVTEC, realizará, nos dias 14 e 15 de junho, o I Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária, na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo. Com o tema "As TVs Universitárias e a TV 3.0", o evento pretende fomentar as discussões sobre o futuro da televisão universitária no país.


"Nosso objetivo é abrir um espaço para debate sobre o papel das TVUs e sua participação nos novos contextos tecnológicos e de linguagem da comunicação, com foco na comunicação pública", destaca Fabiano Pereira, presidente da ABTU.


O simpósio também representa uma mudança na condução de encontros propostos pela associação, que antes eram realizados tradicionalmente a cada dois anos com o Fórum ABTU. “Percebemos que esse intervalo de tempo é muito longo para debatermos e nos posicionarmos sobre temas relevantes para nosso segmento, em face da velocidade das transformações que estão acontecendo. Portanto, agora vamos realizar dois eventos a cada período de mandato da diretoria, o que nos permite ter mais articulação e propor novos projetos”, destaca o presidente eleito para o mandato 2024-2026, Francisco Machado Filho.


Para a anfitriã do evento, Mônica Gropelo, superintendente da TVTEC e diretora administrativa-financeira da ABTU para a nova gestão, será um momento fundamental para discussões e de aproximação. “O foco na comunicação pública é uma prioridade, principalmente considerando o seu impacto diante de eventos como o ocorrido no Rio Grande do Sul. Ela representa a democratização da comunicação, transparência e a prestação de serviços”, afirma.


Programação

O simpósio reunirá autoridades e pesquisadores renomados do setor. Participam do primeiro dia, Octávio Pieranti, assessor da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; Maíra Bittencourt, diretora-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC); a deputada federal Luiza Erundina, que lidera a retomada da Frente Parlamentar Popular pela Democratização da Comunicação; o deputado federal e secretário de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, Jilmar Tatto e Iluska Coutinho, diretora científica e coordenadora do Fórum das TVs e Rádios Universitárias da Intercom.


Fechando a programação de sexta-feira (14/6), os integrantes da nova diretoria da ABTU tomarão posse para o mandato bienal de 2024 a 2026.


As agendas continuam na manhã seguinte. No sábado (15/6), será dia de discutir uma proposta para a articulação política entre as emissoras do campo público, que contará com a presença de Maíra Bittencourt, Octávio Pieranti, Luciana Rivelli Amélio, vice-presidente de Integração Regional da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral) e Fernando Mauro Trezza, presidente da Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCOM), além de representantes da ABTU e emissoras associadas.O I Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária é gratuito e destinado a representantes de emissoras de comunicação pública e universitária, professores, estudantes, profissionais da área e demais interessados. O evento será realizado no auditório da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, nos dias 14 e 15 de junho, em Jundiaí. Para mais informações e inscrições, visite o site da ABTU


Nova diretoria

A nova diretoria da entidade foi eleita durante o XVIII Fórum da ABTU, realizado em outubro de 2023, na cidade de Salvador. A gestão, que se estende até junho de 2026, conta, em sua maioria, com membros estreantes nos cargos.


Foram eleitos: Francisco Machado Filho (TV Unesp) como presidente, Maria Lúcia Mota (UNIP) como vice-presidente, Mônica Gropelo (TVTEC Jundiaí) como diretora administrativa-financeira, Fernando Mauro Trezza (Impacta) como diretor de Relações Institucionais, Patrícia Lauretti (TV Unicamp) como diretora de Comunicação e Ricardo Borges Oliveira (UnB TV) como diretor Técnico. 


O Conselho de Ética será presidido por Julio Wainer (TV PUC SP) e terá como membros Luiz Carlos Sonda (TV FAG), Guaraciaba de Menezes Tupinambá Júnior (TV UFAM) e Marcelo Henrique da Costa (UEG TV). Já o Conselho Fiscal será presidido por Consuelo Gobbi Baltazar (TV PUC Goiás) e contará com Fabiano Pereira (TV USP), Marcos Tardin (FDR) e Jair Giacomini (TV UNISC). 


Sobre a ABTU

A Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) é uma entidade que reúne emissoras de televisão ligadas a instituições de ensino superior no Brasil, promovendo o desenvolvimento, a valorização e a integração do setor.

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page