top of page

XIV Fórum Brasileiro de Televisão Universitária abordou temas de grande relevância para a TV Pública Universitária e Educativa

 

 

A XIV edição do Fórum Brasileiro de Televisão Universitária, realizado pela ABTU, de 21 a 23 de outubro, na UNIFOR, em Fortaleza, foi marcada por importantes debates para o desenvolvimento das TVs universitárias, educativas e públicas brasileiras, bem como por assinaturas de importantes parcerias e apresentação de trabalhos acadêmicos.

A abertura do evento contou com uma apresentação da Camerata da UNIFOR e com a palestra ministrada pelo diretor de Conteúdos Educacionais e Relações Institucionais da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (ACERP) Thiago Thobias, sobre o Papel da TV Universitária no Ensino Superior.O vídeo da palestra pode ser acessado aqui.

No segundo dia do Fórum, as discussões foram abertas com a palestra do Prof. Dr. Claudio Magalhães, do Centro Universitário UNA, e do Consultor de Inovação e Tecnologia do Sebrae-SP, Prof. Dr. José Carlos Aronchi, com o tema a “Predominância da Primeira Tela”. Logo em seguida o assessor e superintendente substituto de registros da Ancine, Thiago Mafra, falou sobre a Legislação e a TV Universitária. Para encerrar os trabalhos da manhã o professor Dr. Julio Wainer, da PUC/SP e a professora Mestre Helena Claúdia F. dos Santos da Unifor, apresentaram a palestra “Cabeças falantes ou Cabeças pensantes”. Assista aqui ao vídeo das palestras da manhã

As atividades da tarde tiveram início com uma palestra sobre o Canal da Educação, ministrada pelo professor Dr. Pedro Ortiz, da Cásper Libero e pelo assessor da TV Escola,Gabriel Priolli. A seguir o tema “Canais universitários – exemplo democrático de programação compartilhada”, foi apresentado pelo Professor Carlos Alberto Carvalho, diretor emérito da UNITV e pelo professor Dr. Júlio Wainer, da PUC/SP. Confira as palestras aqui. As atividades deste segundo dia foram encerradas com o lançamento do número 2 da Revista ABTU, que já está disponível para download aqui.

A programação do último dia do Fórum teve início com a palestra do coordenador de relacionamento com universidades do Canal Futura, que falou sobre a parceria do canal com a ABTU. Logo depois o tema debatido foi “Inovações na TV Universitária”, o assunto foi abordado pela professora Dra. Ana Silvia Médola, da UNESP Bauru, e pelo secretário geral da Associação de Televisões Educativas e Culturais Ibero-americanas (ATEI) Alberto Gárcia Ferrer. Confira aqui o vídeo.

 

Para encerrar o evento, foram apresentados os trabalhos que irão compor o próximo número da Revista ABTU.

bottom of page