top of page

Diretoria da ABTU ser reúne com Anatel para falar da criação de Canal Universitário

A ABTU – Associação Brasileira de Televisão Universitária acaba de dar um novo passo rumo à criação do canal universitário nacional (TUB). No final de fevereiro, o presidente da ABTU, Fernando Moreira,  e a diretora da UnBTV e diretora de Relações Institucionais da ABTU, Neuza Meller, se reuniram com o superintendente de telecomunicações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Nilo Pasquali, para solicitar um parecer do órgão para que a Associação possa representar as TV Universitárias junto as operadores de DTH de forma a obter o canal via satélite.

 

Atendendo à solicitação, o superintendente se comprometeu a emitir o parecer em favor da ABTU. Segundo Neuza Meller, isso representa um grande avanço na história da ABTU.

“É um fortalecimento imenso do processo de criação do canal e de expansão dos serviços oferecidos pela associação. Com um canal único para as TVs universitárias teremos uma estrutura montada maior do que qualquer emissora, hoje, no Brasil”, afirma Neuza Meller.

Inicialmente, o TUB foi viabilizado por um acordo firmado entre a ABTU e a Associação de Televisões Educativas e Culturais Ibero-americanas (ATEI). Atualmente ele está disponível somente na plataforma de Web TV da ATEI (NCI) e conta com o conteúdo produzido pelas associadas da ABTU que fazem parte da Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária (RITU), mas a diretoria da ABTU está trabalhando para conquistar um espaço também no espectro da TV por satélite no Brasil. 

A diretora Relações Institucionais da ABTU conta que o TUB é um sonho antigo da Associação e dos associados. “Uma das grandes vantagens é que teremos uma linguagem única de trabalho. Vai fazer bem para todo mundo, tanto para a ABTU quanto para as emissoras parceiras, pois o processo irá atender tanto as afiliadas como as não afiliadas”, conclui.

bottom of page