

Campanha Setembro Roxo 2019 está disponível na RITU
A Campanha faz parte do Mês Nacional de Conscientização da Fibrose Cística promovido pelo Instituto Unidos pela Vida
A Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária (RITU) disponibilizará a Campanha Setembro Roxo 2019, do Mês Nacional de Conscientização da Fibrose Cística. O dia 8 de setembro foi escolhido como o Dia Mundial da Fibrose Cística, doença genética rara e ainda sem cura, pouco conhecida pela população, e que atinge um em cada 10 mil pessoas.
Em 2019, o tema da campanha será “A fibrose cística é parte do que somos, não o limite do que podemos ser”. Além de conscientizar sobre a doença e seus principais sintomas, a ideia é reforçar que, sim, a fibrose cística faz parte da vida de algumas pessoas, mas não as impede de alcançar seus sonhos de vida, suas realizações profissionais e familiares.
No Brasil, um dos grandes problemas é o desconhecimento sobre a doença, o que dificulta o diagnóstico precoce, retardando o início do tratamento. O Instituto Unidos pela Vida promove a campanha Setembro Roxo anualmente, com ações de apoio e conscientização sobre a doença.
O vídeo será disponibilizado para download em breve na nossa Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária (RITU). Faça parte e participe da Campanha Setembro Roxo.
Instituto Unidos pela Vida
O Instituto Unidos pela Vida foi fundado quando a psicóloga Verônica Stasiak Bednarczuk, 32 anos, recebeu o diagnóstico para fibrose cística. As atividades foram iniciadas, ainda informalmente, em outubro de 2009. Dois anos depois, o instituto foi fundado como uma associação civil sem fins lucrativos e no final de 2019 completará oito anos.
O objetivo do Instituto é promover ações de apoio e conscientização sobre a doença, e trabalhar para fortalecer e desenvolver o ecossistema da Fibrose Cística por meio de ações que impactam na melhora da qualidade de vida dos pacientes, familiares e demais envolvidos. Para isso, realizam projetos focados em cinco grandes eixos: comunicação e suporte, educação e pesquisa, desenvolvimento organizacional, incentivo à atividade física, advocacy e políticas públicas.
.
.
.