Brasil será palco da 3ª Conferência Internacional sobre o Futuro da Educação – Perspectiva Latino-Americana

Nos dias 12 e 14 de novembro, será realizada a 3ª Conferência Internacional sobre o Futuro da Educação – Perspectiva Latino-Americana, no Rio de Janeiro. Durante os três dias de evento, serão abordados temas relevantes para o futuro da Educação como aprendizagem em primeira infância, educação de professores, educação básica, educação superior e tecnóloga, educação transdisciplinar, aprendizado online e híbrido, educação e inovação, entre outros.

 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil ainda tem, aproximadamente, 11,8 milhões de analfabetos, o que corresponde a 7,2% da população de 15 anos ou mais. “No ensino superior, hoje, matriculamos 8,5 milhões de alunos, deveríamos matricular uns 16 milhões, mas isso não será possível a curto prazo. E esse é um dos nossos desafios, construir novas universidades toma tempo, contratar muitos professores, construir laboratórios têm um custo muito alto”, explica o professor Heitor Gurgulino de Souza, Presidente da Academia Mundial de Arte e Ciência (WAAS) e do Consórcio de Universidades (WUC).

 

Uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) revela que o Ensino a distância (EAD) tem crescido em ritmo mais acelerado que o ensino presencial, e mostra que 44% dos entrevistados optariam por EAD, enquanto 56% preferem o ensino presencial. “O ensino a distância poderá ajudar, e muito, na Educação do país nos próximos anos”, afirma professor Heitor.  

 

Com o principal objetivo de identificar medidas práticas que correspondam às necessidades de jovens, estudantes, professores, trabalhadores, empregadores, institutos de pesquisa, universidades, governo e sociedade civil, a Conferência conta com o apoio do Ministério da Educação, da Fundação Cesgranrio, da Unesco, da Academia Mundial de Arte e Ciência (WAAS), da International Association of University Presidents (IAUP) e do Consórcio Mundial de Universidades (WUC).

 

“Conferências como essa são importantes para começarmos a pensar bem antes sobre como preparar os professores que irão ensinar aos netos e bisnetos depois de 2030 e 2040. E precisamos começar o quanto antes, pois os desafios são grandes.”, finaliza o professor Heitor Gurgulino de Souza.

 

Mais informações sobre a Conferência, como programação e inscrição podem ser encontradas no site da World Academy of Art & Science (WAAS), confira: http://worldacademy.org/conferences/rio_nov_2018

 

Rua Agostinho Cantu, 163 - Butantã – São Paulo - CEP 05501-010


Telefone:   (11) 3225-0267

 

Gerente executiva - Ana Paula Magno - gerenciaexecutiva@abtu.org.br 

 

Assistente financeiro - Priscila Lauer - abtu@abtu.org.br

Assessoria de imprensa - Areta Braga - areta@comunikacao.com.br 

                                                                      (12) 98156-6744