top of page

Associada da ABTU, UEG TV é lançada

A UEG TV, emissora de televisão universitária, foi lançada no dia 17 de outubro, durante o V Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Goiás.

 

O Projeto da UEG TV teve início em 2014, com a proposta de criar uma forma de diálogo entre a Universidade Estadual de Goiás e toda a comunidade universitária. Segundo o professor do curso de Cinema e Audiovisual da UEG e coordenador de Radioteledifusão da Universidade, Marcelo Costa, a instituição está presente em 45 municípios do estado de Goiás e possui mais de 25 mil alunos de graduação e pós-graduação.

 

“A televisão universitária pública precisa criar canais de comunicação para melhorar suas interfaces com as comunidades interna e externa, não só prestando contas daquilo que produzimos do ponto de vista das atividades da Universidade, mas sobretudo para compartilhar conhecimento e experiências que são geradas a partir das ações de pesquisa, ensino e extensão dentro da universidade”, explica o professor e coordenador.

 

A grade de programação conta com diversos programas como o “Pipoca com Pequi”, um programa cultural, que trata de várias vertentes do audiovisual, passando por cinema, tv, games, e tudo o que envolve esse universo. Interprogramas também fazem parte da grade, dentre eles, o “Minuto UEG”, que são pílulas diárias de notícias sobre a Universidade e o “Pelo Câmpus”, produzido em parceria com o Canal Futura.

 

Além disso, a TV transmitirá duas séries documentais, o “Álbuns de Picadeiro”, com histórias de vida das famílias de circo de Goiás, que serão contadas a partir de fotografias, e a série de entrevistas “Flores de Outubro”, um projeto da Universidade, que trabalha com acolhimento e autoestima das mulheres portadoras de câncer de mama que passaram por tratamento. A série retrata sobretudo a superação delas em relação à doença.

 

“Todos os projetos de programas da TV que integram hoje a nossa grade de programação foram gerados no CRIA LAB/UEG, Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação em Audiovisual do campus Goiânia-Laranjeiras. Desde o ano passado, um grupo de alunos e professores começaram a desenvolver pesquisas para elaborar esses programas”, explica.

 

A TV tem como público prioritário a juventude e, por isso, todo o conteúdo produzido e adquirido com parceiros pela plataforma RITU, são voltados para os jovens. “Além de propor uma programação voltada para os jovens, queremos também ser esse espaço de discussão. Tudo o que produzimos pensa em dialogar com as várias formas de manifestação da juventude de uma forma plural e democrática”, destaca o professor.

bottom of page