top of page

ABTU realiza mapa das TV’s universitárias brasileiras

Estudo está sendo realizado com as televisões universitárias brasileiras, e a participação e colaboração de todos é essencial para o processo de pesquisa.

 

A primeira televisão universitária brasileira surgiu em 1967, e hoje o país já conta com cerca de 100 TV’s em funcionamento regular, mas quem são elas e onde estão? Pensando nisso a Associação Brasileira de Televisão Universitária está realizando um novo estudo para mapear e identificar essas emissoras pelo Brasil.

 

O objetivo do Mapa 4.0 é ver as dimensões da presença das TVU’s no país: quantas, onde estão e o que fazem. O número muda constantemente, e precisamos sempre estar atualizando.

 

Metodologia

Segundo o artigo “Mapa 4.0 da Televisão Universitária Brasileira: primeiros levantamentos”, como metodologia para o desenvolvimento do Mapa 4.0 das televisões universitárias brasileiras foram utilizadas pesquisa bibliográfica e documental, pesquisa nos sites das instituições de ensino superior e das TVUs, visita técnica em eventos de segmento, entrevistas exploratórias presenciais com coordenadores de emissoras, troca de mensagens com dirigentes, envio de e-mails e formulário online.

 

Primeiros resultados

Até o momento já foi realizada uma pesquisa exploratória para identificar se as TVs registradas no mapa anterior, em 2011, ainda estão em funcionamento. O cenário é preocupante, e revela que um terço dessas TVU’s não foram encontradas na internet. No entanto, com as pesquisas na internet também foi possível identificar mais 18 novas televisões universitárias que não estavam registradas no mapa anterior. Até no momento da finalização desta edição da Revista ABTU, 94 televisões universitárias haviam sido identificadas. Mas acredita-se que o número é, pelo menos 30% maior.

 

“Em geral as TVU’s se comunicam mal, não divulgam suas atividades, e muitas vezes nem mesmo a própria comunidade acadêmica sabe da sua existência. Existem sim, as exceções, e elas tem aumentado, mas no geral, o quadro continua com timidez na divulgação das próprias emissoras”, explica o coordenador da pesquisa, Prof. Cláudio Magalhães.

 

O estudo ainda está sendo realizado, e esses são só os primeiros resultados do Mapa 4.0 das TVU’s brasileiras. “A participação de todas as televisões universitárias é fundamental para melhorarmos o ambiente das TVU’s no país. Somente sabendo quantos somos, onde estamos, o que e como produzimos é que poderemos batalhar por políticas públicas e privadas, incluindo aí trabalhos junto às nossas próprias mantenedoras. Como todos sabemos, informação é poder”, reivindica Claudio.


Àquelas TVs Universitárias que ainda não responderam ao questionário, podem solicitar o link pelo e-mail claudio.marcio@prof.una.br. Participe da pesquisa! Mais informações sobre a pesquisa podem ser encontradas no artigo “Mapa 4.0 da Televisão Universitária Brasileira: primeiros levantamentos” publicado no Libro de Comunicaciones do VI Congresso Internacional de la AE-IC, pelo site www.aeicsalamanca2018.org.

.

bottom of page