top of page

ABTU firma parcerias internacionais no XIV Fórum Brasileiro de Televisão Universitária

Cerimônia de abertura foi marcada pela assinatura de três convênios de cooperação para produção e difusão de conteúdo

Na abertura do XIV Fórum Brasileiro de Televisão Universitária e do III Encontro de Televisões Universitárias Ibero-Americanas, realizada ontem (21/10) no auditório da UNIFOR, em Fortaleza. O presidente da ABTU professor Dr. Fernando Moreira, assinou três parcerias. Duas delas internacionais.

“Essas parcerias nos permitirão tanto ampliar a difusão de nossos conteúdos, quanto ter acesso a produções de outras televisões universitárias e educativas. Além disso também desenvolvermos pesquisas e trocar experiências que nos permitirão fazer uma TV Universitária e pública mais plural”, destaca o presidente da ABTU.

Por meio do acordo firmado entre a ABTU e a Associação de Televisões Educativas e Culturais Ibero-americanas (ATEI), foi criado o canal de Televisão Universitária Brasileira – TUB. Em princípio o canal estará disponível somente na plataforma de Web TV da ATEI (NCI) e contará com o conteúdo produzido pelas associadas da ABTU que fazem parte da Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária (RITU), em um segundo momento esse deverá conquistar um espaço também no espectro da TV por satélite no Brasil.

“Estou muito feliz por firmar esse convenio com as universidades brasileiras para o nascimento de um canal universitário online de plataforma IPTV”, destacou o secretário geral da ATEI Alberto García Ferrer.

A ATEI é uma iniciativa da cúpula dos chefes de estado e de governo de 21 países da Ibero-América o que garante uma grande exposição dos conteúdos da TV Universitária. Os conteúdos que estarão disponíveis no TUB também poderão ser incluídos em canais próprios da ATEI e fazer parte dos programas da NCI e poderão ser utilizados pelo recém lançado Canal Ibero-americano.

Com o Conselho Interuniversitário Nacional (CIN) da Argentina, a ABTU firmou um acordo de cooperação para promover o fortalecimento Rede Nacional Audiovisual Universitária (RENAU) da Argentina e da RITU. Por meio desta parceria serão desenvolvidas ações para impulsionar e desenvolver ambas as redes, bem como serão desenvolvidas coproduções de conteúdo, pesquisa e capacitação.

Já a terceira parceria firmada na cerimônia de abertura, foi com a Associação de Comunicação e Educativa Roquette Pinto (ACERP), com os objetivos de desenvolver e compartilhar conteúdos, promover ações de formação no campo de ensino pesquisa, extensão e formação profissional, universalizar a acessibilidade dos conteúdos, desenvolver novas tecnologias para comunicação educativa, fortalecer os valores de equidade e diversidade na comunicação pública. É importante ressaltar que a operação do Canal da Educação do Ministério da Educação deverá estar a cargo da ACERP e esse acordo se estende também nessa possibilidade.

“Quando conheci a TV Ines, por meio da qual a ACERP produz conteúdo audiovisual acessível ao público surdo, achei uma excelente iniciativa. Entre outras coisas com essa parceria estes materiais estarão disponíveis para uso das nossas associadas nos ajudando a cumprir o importante papel social de promover a acessibilidade na TV”, conclui o presidente da ABTU.

A programação do XIV Fórum Brasileiro de Televisão Universitária continua hoje (22/10) e amanhã 23/10. Para verificar a programação completa acesse o site www.abtu.org.br/forumfortaleza para assistir as palestras ao vivo siga a página da ABTU no Facebook https://www.facebook.com/ABTU.ORG.

bottom of page