top of page

January 01, 2020

Escreva um título atraente...

Sobre o que é este item? O que há de interessante nele? Escreva uma descrição cativante para chamar a atenção do seu público...

TUB Web está no ar com 24h diárias de programação

O Canal TUB, idealizado pela ABTU para ser um espaço dedicado ao conteúdo 100% universitário brasileiro, com produções educativas, culturais e científicas em língua portuguesa já está no ar 24 horas por dia, na plataforma Daily Motion.

ABTU firma parceria com ONG Unicultura

A ABTU firmou um acordo com a ONG Unicultura para disponibilizar os vídeos do Projeto Bravíssimo - Música Clássica ao Piano na RITU.

Novo diretor da ABTU participa do TV Morfosis de Guadalajara

O diretor da TV Unifor, Max Eluard, representou a ABTU no TV Morfosis, realizado no início de dezembro em Guadalajara, México. Ele participou como debatedor do programa “Inteligência artificial no consumo audiovisual: o início de uma profunda imersão nas narrativas”.

Em 2020 ABTU terá nova diretoria

Em 2020, uma nova diretoria assumirá a ABTU. Eleita no Fórum de Fortaleza, realizado em outubro na UNIFOR, a nova liderança assume a direção da entidade com a proposta de dar continuidade aos trabalhos que vem sendo desenvolvidos .

NCC celebra 2º ano de exibição

A Associação das Televisões Educativas e Culturais Ibero-americanas (ATEI) comemorou em agosto, o segundo ano de exibição do Noticiário Científico Cultural Iberoamericano (NCC), programa criado com o objetivo de apoiar a disseminação de ciência, tecnologia e a cultura na região. Para a comemoração de dois anos do NCC foi realizado um evento na Cidade do México.

Fórum Brasileiro de Televisão Universitária está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Fórum Brasileiro de Televisão Universitária, que acontece nos dias 17 a 19 de outubro, na Universidade de Fortaleza – UNIFOR, no Ceará.

Documentário de associada da ABTU é vencedor do 7º Prêmio Nuevas miradas en la Televisón

O documentário “Orides, onde ninguém mais”, da TV Unifae, associada da ABTU, foi vencedor do 7º Prêmio Nuevas Miradas en la Televisón, da Universidade de Quilmes, na categoria “producción de divulgación periodístico-documental”.

Campanha Setembro Roxo 2019 está disponível na RITU

A Campanha faz parte do Mês Nacional de Conscientização da Fibrose Cística promovido pelo Instituto Unidos pela Vida

ABTU lança 6ª edição da Revista em Fórum Brasileiro de Televisão Universitária

A 6ª edição da Revista ABTU será lançada em outubro no Fórum Brasileiro de Televisão Universitária, que acontece nos dias 17 a 19 de outubro, na Universidade de Fortaleza – UNIFOR, no Ceará.

ABTU é parceira na realização da SET EXPO 2019

Nos próximos dias 26 a 29 de agosto, acontece a SET EXPO – Congresso e Feira de Produtos e Serviços da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET). O evento que é considerado o maior no setor de tecnologia e negócios de mídia e entretenimento da América Latina, será realizado na Expo Center Norte.

Rede Prosa realiza 18º encontro

No próximo dia 31 de maio, acontece o 18º Encontro da Rede Prosa. O evento fará parte da programação da Maratona da Comunicação do Curso de Comunicação da Universidade do Vale do Taquari – Univates em Lajeado/RS e contará com cerca de 10 instituições que participam da rede.

ABTU realiza mapa das TV’s universitárias brasileiras

Estudo está sendo realizado com as televisões universitárias brasileiras, e a participação e colaboração de todos é essencial para o processo de pesquisa

ABTU firma parceria com revista SET

A Associação Brasileira de Televisão Universitária e a revista da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão) firmaram uma parceria para publicação de artigos com a missão de divulgar os avanços do segmento da televisão universitária nacional.

Vitrine Audiovisual lança VAV+ e oferece benefícios para Associadas da ABTU

A VAV Audiovisual, parceria da Associação Brasileira de Televisão Universitária, lançará, no dia 15 de maio, a “VAV +", nova versão da plataforma online de conexão entre profissionais do setor de áudio e vídeo no Brasil, e oferecerá benefícios exclusivos para os estudantes das Associadas da ABTU

7º Prêmio “Nuevas Miradas em la Televisión” está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Prêmio “Nuevas Miradas em la Televisón” da Universidade Nacional de Quilmes (Buenos Aires, Argentina). O Prêmio TAL -Televisão da América Latina – premia a melhor produção de TV Universitária Latinoamericana, uma parceria entre a Universidade Nacional de Quilmes e a TAL – Rede de Televisão da América Latina.

Diretoria da ABTU participa de I Fórum de Radiodifusão em Brasília

Evento reuniu radiodifusores comerciais, educativos, comunitários e profissionais da área para discutir o futuro da Televisão e do Rádio

RITU supera a marca de 1.550 programas

Em fevereiro, a Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária (RITU) atingiu a marca de 1.550 programas e 627 horas de conteúdo disponível.

Revista ABTU está recebendo artigos para a edição 6

O conselho editorial da Revista ABTU está recebendo até o dia 17 de maio artigos para a edição número 6. Os interessados em submeter seus artigos devem encaminhá-los para o e-mail claudiomagalhaes@uol.com.br.

Diretoria da ABTU ser reúne com Anatel

A ABTU – Associação Brasileira de Televisão Universitária acaba de dar um novo passo rumo à criação do canal universitário nacional (TUB). No final de fevereiro, o presidente da ABTU, Fernando Moreira,  e a diretora da UnBTV e diretora de Relações Institucionais da ABTU, Neuza Meller, se reuniram com o superintendente de telecomunicações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Nilo Pasquali, para solicitar um parecer do órgão para que a Associação possa representar as TV Universitárias junto as operadores de DTH de forma a obter o canal via satélite.

ABTU firma parceria com VAV para ajudar estreitar relações de estudantes de associadas com o mercado

Visando auxiliar as associadas na missão de aproximar os estudantes do mercado de trabalho audiovisual, a Associação Brasileira de Televisão Universitária firmou uma parceria com  a VAV (Vitrine Audiovisual), uma plataforma online de conexão entre profissionais do setor de áudio e vídeo no Brasil, que conta com parceiros como Canon, SPCine, FAAP, FOX, Turner, Viacom, Panorama Audiovisual, etc, potencializando o alcance à 80 mil estudantes e profissionais desta área.

Associada da ABTU, UEG TV é lançada

A UEG TV, emissora de televisão universitária, foi lançada no dia 17 de outubro, durante o V Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Goiás.

ABTU comemora 18 anos com parceria que permitirá a renovação da RITU

Associação Brasileira de Televisão Universitária completa 18 anos no dia 30 de outubro

Tome Ciência exibe programas inéditos a partir de 27 de outubro

O programa de divulgação científica Tome Ciência passa a exibir uma série de programas inéditos em sua rede nacional de emissoras (horários sendo atualizados em www.tomeciencia.com.br/horarios-e-canais/) a partir do dia 27 de outubro e também a qualquer hora, por demanda, no seu site. A estreia será com o programa “SBPC:  70 anos de história da ciência brasileira”.

PUC TV Goiás estreia novo programa em parceria com a TV Aparecida

A PUC TV Goiás estreou uma produção dedicada aos trabalhadores rurais, o programa “Vida no Campo” com matérias de comportamento e também conteúdo sobre produção agrícola, além de novidades tecnológicas, de gestão e de produção sustentável.

Profissionais de associadas da ABTU participam de seminário de jornalismo na China

TV Univates veiculará uma série com 12 episódios sobre a cultura local, hábitos, costumes, história, entre outros, com um episódio novo toda segunda-feira, às 19h.

TV USP lança nova temporada do Programa Tela ABTU

A TV USP Piracicaba acaba de lançar a nova temporada do Programa TELA ABTU, que tem como foco dar visibilidade ao que é produzido e disponibilizado na RITU pelas associadas da ABTU.  O projeto nasceu em 2014, quando foi produzida a primeira temporada. Com a redução do quadro de colaboradores a TV USP não conseguiu dar continuidade nos anos seguintes, mas retorna agora com um novo time de estagiários para apoiar na produção do programa.

Brasil será palco da 3ª Conferência Internacional

Nos dias 12 e 14 de novembro, será realizada a 3ª Conferência Internacional sobre o Futuro da Educação – Perspectiva Latino-Americana, no Rio de Janeiro. Durante os três dias de evento, serão abordados temas relevantes para o futuro da Educação como aprendizagem em primeira infância, educação de professores, educação básica, educação superior e tecnóloga, educação transdisciplinar, aprendizado online e híbrido, educação e inovação, entre outros.

Campanha Setembro Roxo

A Campanha faz parte do Mês Nacional de Conscientização da Fibrose Cística promovido pelo Instituto Unidos pela Vida

Programa educativo da TV Unesp

Projeto Apolônio e Azulão é interativo e foi criado pela TV Unesp para atender uma faixa da população que não tem acesso à programação educativa gratuita

Inscrição para o Edital Fluxo Contínuo Produção para Cinema 2018 começa dia 18 de setembro

Inscrições serão feitas em dias distintos, de acordo com cada Modalidade

Fórum Internacional de Televisão está com inscrições abertas para trabalhos científicos

TV Morfosis será realizado em São José dos Campos nos dias 9 e 10 de agosto, as inscrições de trabalho são gratuitas e podem ser feitas até 25 de julho

São José dos Campos sedia Fórum Internacional de Televisão

O TV Morfosis é gratuito, aberto ao público e terá como tema “Inovações e novos formatos audiovisuais”

Canal Universitário de SP (CNU) atinge quase 2 milhões de pontos em São Paulo

1,9 milhões. Este é o número de domicílios que o Canal Universitário de SP (CNU) atinge hoje na cidade de São Paulo, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Alunos da UNEB criam programa para divulgação do Intercom Nordeste 2018

Com o tema Desigualdades, Gênero e Comunicação, o XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, Intercom Nordeste 2018, será realizado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro.

Boletim Semanal UNEB completa 1 ano

Este mês, o Boletim Semanal UNEB (Universidade do Estado da Bahia) completará um ano de criação.

Nota de condolências

A ABTU expressa suas condolências aos familiares e amigos do Professor Doutor José Marques de Melo, falecido ontem, dia 20 de junho.

NOTA DE REPÚDIO

A Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) vem a público repudiar a extinção da Fundação Piratini, mantenedora da TVE e FM Cultura

Diretor da ABTU participa de fórum de produção educativa na Nicarágua

Marcus Staudt participou de um painel sobre o aprendizado mediante a televisão educativa e destaca a importância da participação da ABTU nestes eventos para expandir as conexões das TVs Universitárias Brasileiras

Santa Cecília TV comemora 21 anos com estreias

Para comemorar os seus 21 anos, a Santa Cecília TV, emissora educativa do litoral paulista, lançou uma série de programas em 2018.

Encontro da Rede Prosa discute convergência midiática

No final do mês de abril, a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) recebeu o 17º Encontro da Rede Prosa.

PUC TV cobrirá Copa do Mundo na Rússia

PUC TV, associada da ABTU é a única emissora universitária que fará cobertura da Copa do Mundo 2018

Publique seu artigo

Publique seu artigo na Revista ABTU

ONU abre inscrições para Festival de Vídeo Plural+

Podem participar do festival jovens de até 25 anos de todo o mundo com vídeos sobre migração, diversidade e inclusão social

Presidente da ABTU é escolhido para o Conselho Consultivo Editorial do NCC

A Associação Brasileira de Televisão Universitária, por meio do seu presidente, Fernando José Garcia Moreira, foi escolhida para fazer parte do Conselho Consultivo do Noticiário Científico e Cultural Ibero-americano (NCC).

Linha de Produção de Conteúdos para as TVs Públicas disponibiliza 70 milhões

Linha de Produção de Conteúdos para as TVs Públicas disponibiliza 70 milhões

ABTU participou das diretrizes da Linha de Produção

Ritu traz mais novidades para a programação das associadas

A cada mês a Ritu ganha novidades que deixam a programação das associadas da ABTU ainda mais diversificada. Confira os destaques de março e abril:

RITU já conta com mais de mil produções de diferentes estilos

Ritu já conta com mais de mil produções de diferentes estilos

Atualmente, já estão disponíveis mais de mil programas de diferentes estilos e formatos que podem ser combinados nas mais diversas formas para criar uma programação interessante.

Ministério da Cultura lança 11 editais de audiovisual no valor de R$ 80 milhões

O Ministério da Cultura (MinC), no dia 7 de fevereiro, o primeiro conjunto de editais do programa #AudiovisualGeraFuturo, cujo objetivo é ampliar a participação no mercado de novos talentos e de realizadores negros, mulheres e indígenas e estimular a descentralização do setor audiovisual e a produção de conteúdo infantil e transmídia

Concurso Curta Ecofalante

Estão abertas as inscrições do concurso Curta Ecofalante

A 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é gratuita e será realizada em São Paulo, em junho de 2018

Estão abertas até o dia 10 de março, as inscrições para o concurso Curta Ecofalante, um programa competitivo da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.

 

Rede RVC

Lançamento da Rede RVC: associada da ABTU inaugura TV em Pindamonhangaba

No dia 21 de setembro, foi inaugurada a Rede RVC, o canal de TV da FUNVIC localizado na cidade de Pindamonhangaba, interior de São Paulo. O evento de lançamento aconteceu no auditório da Fundação Universitária Vida Cristã (FUNVIC), reunindo autoridades, empresários, amigos e familiares dos integrantes da equipe da TV.

O novo canal de TV conta com uma programação de 24 horas com jornalismo, esporte, entretenimento, prestação de serviço, educação, música, desenhos, entre outras atrações.....

4ª Edição do TV Morfosis

ABTU realiza 4ª edição brasileira do TV Morfosis e XV Fórum Brasileiro de TV Universitária

Entre os dias 31 de agosto e 01 de setembro, aconteceu na Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), em São José dos Campos, a 4ª edição brasileira do TV MORFOSIS e a XV do Fórum Brasileiro de Televisão Universitária.

Com a temática “Novas experiências audiovisuais para novos consumidores”, os eventos abordaram o novo contexto audiovisual alinhado com as novas tecnologias presentes no mercado, bem como o perfil do novo consumidor de mídia e as oportunidades que esse novo cenário oferece aos profissionais de comunicação....

Revista ABTU

Lançamento da 4ª edição da Revista ABTU

 

A 4ª edição da Revista ABTU foi lançada em agosto no 20º TV Morfosis e XV Fórum ABTU. Essa edição teve como tema ‘Educação, tecnologia e os desafios das TVs Universitárias e Públicas’. 

Em 2013 foi lançada a primeira edição da Revista ABTU, durante o XIII Fórum Brasileiro de TV Universitária. A publicação é anual e com enfoque científico. Este é mais um canal para os pesquisadores de TV Universitária compartilharem seus conhecimentos.

 

Clique aqui para ler a revista: www.abtu.org.br/publicacoes 

Intercâmbio Cultural

ABTU assina convênio de intercâmbio cultural com o governo chinês

Em setembro, a Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) assinou um convênio de intercâmbio de conteúdo com o governo chinês. A cerimônia aconteceu na sede da TV Estatal Chinesa (CCTV América Latina), que fica localizada na capital paulista, sendo realizada junto ao Departamento de Cooperação Internacional da Administração Estatal de Imprensa, Publicação, Rádio, Filme e TV da República Popular da China......

Inscrições abertas para o maior evento acadêmico de televisão da ibero-américa em sua versão brasileira

TV Morfosis e Fórum Brasileiro de Televisão Universitária irão discutir as novas experiências audiovisuais para os novos consumidores

Entre os dias 31 de agosto e 01 de setembro, acontece na Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), em São José dos Campos, a 4ª edição brasileira do TV MORFOSIS e a XV do Fórum Brasileiro de Televisão Universitária, as inscrições são gratuitas e já estão abertas.

Com a temática “Novas experiências audiovisuais para novos consumidores”, o evento propõe a abordagem de um novo contexto audiovisual alinhado com as novas tecnologias presentes no mercado, bem como o perfil do novo consumidor de mídia e as oportunidades que esse novo cenário oferece aos profissionais de comunicação.

O evento TV MORFOSIS é uma propriedade intelectual da Universidade de Guadalajara e é coordenado pela diretoria de rádio e televisão da Universidade. A coordenação acadêmica do Fórum está a cargo de Guillermo Orozco, doutor em educação pela Universidade de Harvard e acadêmico da Universidade de Guadalajara, reconhecido pesquisador do tema educação e televisão. Já o Fórum Brasileiro de Televisão Universitária é realizado a cada dois anos como forma de integração das TVs Universitárias.

“Realizar os dois eventos simultaneamente é uma oportunidade para a troca de experiências e debates com especialistas para compreendermos melhor as questões que influenciam diretamente nosso segmento”, afirma o presidente da ABTU, Fernando Moreira. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site:

http://www.tvmorfosisbrasil.com.br/inscricoes

Chamada de Trabalhos

Estão abertas as inscrições para a Chamada de Trabalhos, os artigos precisam seguir os temas: TV Universitária, Novas tecnologias audiovisuais e Novos consumidores audiovisuais. Os artigos podem ser submetidos até o dia 10 de agosto.

Inscrições e mais informações: http://www.tvmorfosisbrasil.com.br/trabalhos

Sobre a realização do evento

O evento está sendo realizado pela da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), juntamente com a Universidade de Guadalajara (UDG), através do Canal 44 - criador do evento, e da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU). O evento também conta com o apoio da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FSAC/UNIVAP) e Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET).

Unisc Noticias

Novidades no programa Unisc Notícias

O Unisc Notícias está repleto de novidades. Novo cenário, nova vinheta, nova identidade visual. E um novo horário para a sua edição inédita: 16h30min. As reapresentações vão ao ar às 18h30min e às 20h da sexta. Neste ano, a Unisc TV completa 20 anos e o Unisc Notícias é o programa de maior longevidade da emissora – foi ao ar pela primeira vez em 1998. Sendo um...

Inscrições abertas para SET Sudeste

Nos dias 6 e 7 de julho, a cidade do Rio de Janeiro recebe mais uma edição do SET Sudeste. O evento tem como tema os Jogos Olímpicos 2016 e está com as inscrições gratuitas abertas. Neste ano, o SET Sudeste será focado nas novas tecnologias, aplicações, serviços e soluções para produção; processamento, transmissão, recepção e exibição de conteúdos audiovisuais...

Prorrogado o prazo de inscrições para o edital de coprodução Argentina-Brasil

A ANCINE e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) anunciaram a extensão do prazo de inscrições da Chamada Pública PRODECINE 07/2016 – Coprodução Argentina-Brasil do Programa Brasil de Todas as Telas. Os interessados em inscrever projetos no edital passam a ter até o dia 15 de agosto. A prorrogação, de caráter excepcional, foi feita a....

Inscrições abertas para primeiro edital de coprodução Chile-Brasil

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Edital de Coprodução Chile-Brasil, realizado pela ANCINE em parceria com o Conselho Nacional da Cultura e das Artes (CNCA), do Chile. Este é o quarto edital binacional do Programa Brasil de Todas as Telas, que utilizando recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), já mantém parcerias com Portugal..

Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão reativa Grupo de Estudos sobre IBB

A maneira de assistir à televisão está mudando. Além do aparelho de TV ligado nos programas oferecidos pelas emissoras, as pessoas também estão consumindo conteúdo pela internet, através das OTTs. Atualmente, essa experiência só é possível por meio do uso de tecnologias de broadcast e de broadband separadamente. No entanto, no mundo inteiro, já se discutem..

Please reload

bottom of page