Associação Brasileira da Televisão Universitária

5ª edição do Projeto Curtas Universitários financiará trabalhos de conclusão de curso de estudantes de comunicação

Estão abertas até o dia 5 de julho as inscrições para a 5ª edição do Projeto Curtas Universitários. O projeto é voltado para estudantes que estão na fase de preparação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e matriculados em cursos como Comunicação Social, Cinema ou qualquer outro que envolva a formação para a produção audiovisual. O projeto é uma iniciativa do Canal Futura em parceria com a Globo e Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) e oferece apoio financeiro de R$7,5 mil para realização de documentários de estudantes universitários.

O objetivo do Projeto é selecionar propostas de documentários apresentados por estudantes matriculados em cursos que envolvam a formação para a produção audiovisual que desejam transformar o TCC em um curta metragem. “Esse projeto surgiu a partir da aproximação dos parceiros ABTU, Futura e Globo Universidade em discussões sobre o fomento da produção universitária para TV, assim o projeto integra o conteúdo universitário em curso ao mercado de produção audiovisual no Brasil”, afirma o presidente da ABTU Fernando Moreira.

O edital tem como foco propostas que contemplem diversidade de olhares, linguagens e narrativas com relevância contemporânea para o Brasil e para o mundo. As propostas apresentadas devem ainda levar em consideração a importância de trabalhar com dados quantitativos e qualitativos sobre os temas abordados, de modo a permitir à audiência reunir informações que contribuam para a formação de opinião e visão crítica sobre o mundo.

Serão selecionadas vinte propostas, e além do apoio financeiro, os vencedores também irão participar de dois dias de workshop no Rio de Janeiro, com orientações para a produção dos curtas, e de uma visita aos Estúdios Globo.

As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de julho através do link.

futura