Associação Brasileira da Televisão Universitária

ABTU e ATEI lançam o Canal que divulgará conteúdos produzidos por TVs universitárias brasileiras para toda a Ibero-América

O Canal TUB nasce com o objetivo de contribuir na difusão e visibilidade dos conteúdos produzidos por TVs universitárias associadas à ABTU nos países da Ibero-América

O Canal TUB é um canal on-line criado juntamente pela Associação Brasileira da Televisão Universitária (ABTU), pelo Programa de Televisión Educativa y Cultural Ibero-americana (TEIb) e pela Asociación de Televisiones Educativas y Culturales Iberoamericanas (ATEI) e hospedará conteúdos da Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária  – RITU, que abriga o acervo  das  televisões universitárias associadas á ABTU.

O principal objetivo do canal é contribuir na difusão e visibilidade dos conteúdos produzidos pelas associadas da ABTU que fazem parte da RITU,bem como fomentar a participação dos jovens na produção de conteúdos educativos, culturais e científicos.

Em um primeiro momento os programas estarão disponíveis em português, e posteriormente serão legendados ao espanhol.

“É o primeiro canal internacional totalmente dedicado a televisão universitária brasileira e vai colaborar muito para que possamos divulgar para vários países o que estamos realizando aqui com nossos alunos.  Além disso, criar um canal de vídeo sob demanda está em sintonia com as mudanças tecnológicas que estamos vivendo e facilitar o acesso do público universitário que será motivado a participar mais das produções audiovisuais das suas universidades”, comenta o presidente da ABTU, Fernando Moreira.

A parceria para a criação do Canal TUB foi firmada durante a realização do XIV Fórum Brasileiro de Televisão Universitária e do III Encontro de Televisões Universitárias Ibero-Americanas, que aconteceu em outubro de 2015, na cidade de Fortaleza, no Ceará.

Acesso ao Canal TUB: http://www.ibe.tv/es/canal/tub

Sobre a ABTU

A ABTU (Associação Brasileira de Televisão Universitária) foi fundada em 30 de outubro de 2000 para congregar as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras que produzem televisão educativa e cultural. Ela se tornou o instrumento político e técnico para a articulação deste grande esforço coletivo. Sediada atualmente em São Paulo-SP, a ABTU representa o mais novo segmento audiovisual no país e trabalha pela expansão das atividades universitárias no campo da mídia e da teleducação. Suas associadas são instituições conceituadas, nacional ou regionalmente, que transmitem informação e cultura em todas as tecnologias disponíveis de televisão: ondas eletromagnéticas (nas frequências VHF e UHF), cabo, satélite e Internet.

Sobre TEIb

Televisión Educativa y Cultural Ibero-americana (TEIb), é um Programa de Cooperação da Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo. Criado em 1992, é uma rede de comunicação educativa, cultural e científico para a co-produção, distribuição e troca de conteúdos audiovisuais e multimédia, no âmbito da Cooperação Ibero-Americana.

 Sobre ATEI

ATEI é a Asociación de Televisiones Educativas y Culturales Ibero-americanas cuja missão é contribuir para o desenvolvimento da educação, ciência e cultura na América Latina utilizando a televisão e outras tecnologias de informação e comunicação.

tub