Associação Brasileira da Televisão Universitária

O principal evento de televisão educativa da América Latina, Fórum Internacional de Televisão TV MORFOSIS, será realizado no Brasil

São José dos Campos será sede da 7ª edição do TV MORFOSIS que acontece em outubro

Entre os dias 21 e 22 de outubro, acontece na Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), em São José dos Campos, a 7° edição do TV MORFOSIS. O evento que é uma propriedade intelectual da Universidade de Guadalajara e é coordenado pela Diretoria de Rádio e Televisão da Universidade, tem o objetivo de mostrar a opinião e visão de vários especialistas da mídia internacional e tecnologias de comunicação sobre a situação atual da televisão.

Composto por uma série de debates, com painéis televisionados como um programa de TV educativa, o TVMorfosis tem a coordenação acadêmica de Guillermo Orozco, Doutor em Educação pela Universidade de Harvard e acadêmico da Universidade de Guadalajara, reconhecido pesquisador do tema educação e televisão.

A edição brasileira do fórum contará com a presença de 16 especialistas do Brasil, México, Colômbia e Espanha, atuando em 5 painéis com duração de 60 minutos cada um. Todos os painéis serão transmitidos ao vivo para sete países de três continentes, bem como serão gravados e disponibilizados para os participantes e para as televisões universitárias associadas à Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) por meio da Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária (RITU).

No México, o TVMorfosis é realizado dentro da Feira Internacional de Livros de Guadalajara, a segunda maior feira de livros do mundo. Sua primeira edição fora do país de origem foi em 2013, na Colômbia, que recebeu o evento também no mês de maio de 2014.

O evento no Brasil está sendo promovido pela ABTU, Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) e da Universidade de Guadalajara (UDG), através do Canal 44, criador do evento.

Para o presidente da ABTU e diretor da TV Univap, Fernando Moreira, sediar o TV MORFOSIS é uma experiência única e um grande desafio “O evento TV Morfosis é hoje o maior espaço acadêmico destinado a televisão e ao mercado audiovisual em toda a América Latina e fazer uma versão no Brasil é um grande desafio, mas também uma grande oportunidade para mostrar as experiências realizadas no Brasil e dar a conhecer o que existe de mais significativo no ambiente de TV educativa e pública em vários países, justamente em um momento de grandes mudanças no cenário brasileiro“.

Sobre os organizadores

A Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), é uma Universidade Comunitária, mantida pela Fundação Valeparaibana de Ensino. Mantém, desde 1997, a TV UNIVAP, uma das mais importantes TVs Universitárias do Brasil, com um projeto pedagógico focado na participação efetiva dos alunos dos Cursos de Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação. Sua programação é transmitida, via cabo, para cinco cidades do Vale do Paraíba e mantém parcerias de trabalho com Canal Futura, TV Cultura de São Paulo e TVs Universitárias brasileiras e de outros países.

A Universidade de Guadalajara (UDG) é a segunda maior universidade pública do México, com mais de 230.000 alunos e a primeira a ter um sinal de televisão digital aberta nesse país. Seu sinal é transmitido também pela Internet e por um canal internacional em TV Digital aberta para a cidade de Los Angeles, nos EUA.

A ABTU (Associação Brasileira de Televisão Universitária) foi fundada em 30 de outubro de 2000 para congregar as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras que produzem televisão educativa e cultural. Ela se tornou o instrumento político e técnico para a articulação deste grande esforço coletivo. Sediada atualmente em São Paulo-SP, a ABTU representa o mais novo segmento audiovisual no país e trabalha pela expansão das atividades universitárias no campo da mídia e da teleducação.  Suas associadas são instituições conceituadas, nacional ou regionalmente, que transmitem informação e cultura em todas as tecnologias disponíveis de televisão: ondas eletromagnéticas (nas frequências VHF e UHF), cabo, satélite e Internet.

 

Inscrições no site: link

capa para facebook